Massa (para 1 pão grande):
- 1 tablete de fermento biológico fresco
- 1 colher (de sobremesa) de açúcar
- 1 colher (de sobremesa) de sal
- 1 e 1/2 xícaras de água morna (40º C)
- 1/2 xícara de óleo
- 3 xícaras de farinha de trigo branca
- 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo integral
Recheio*:
- 3 xícaras de cebola fatiada
- 1 xícara de azeitonas pretas descaroçadas e cortadas ao meio
- 20 tomates secos picados
- Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
Em uma tigela grande, dissolva completamente o tablete de fermento no açúcar. Junte o sal, o óleo e água. Por último, coloque a farinha de trigo aos poucos - reserve 2 colheres de sopa para enfarinhar a mesa. Sove a massa em uma mesa ou pia enfarinhada até ficar consistente e desgrudar das mãos, por cerca de 2 a 4 minutos. Devolva massa já sovada dentro da tigela. Deixe a massa descansar dentro do forno desligado por 30 minutos antes de continuar.
Abra a massa em formato retangular, bem comprido, com a ajuda de um rolo de madeira. Distribua o recheio no meio, de maneira uniforme, sem deixar cair por fora da massa. Feche a massa unindo as bordas, beliscando-a para fechar bem. Pincele shoyu sobre a superfície do pão e salpique gergelim. Coloque-o em uma assadeira retangular grande, de metal, sem untar. Pré-aqueça o forno e asse a 210º C por 35 a 45 minutos ou até dourar embaixo.
Variações: divida a massa em 2 partes, obtendo 2 pães médios ou faça mini-pães compridos ou redondos, dividindo a massa na quantidade desejada.
* Troque ou combine os ingredientes do recheio do seu pão, criando suas próprias variações. Respeite a quantidade indicada para não sobrar e nem faltar e não utilize ingredientes com muita água para não comprometer o crescimento da massa. Sugestões: palmito picado, refogado de beringela, azeitona verde, milho, tofu, cubos de tofu defumado, rúcula picada e folhas de espinafre.
Fonte: Cozinhando sem crueldade, de Ana Maria Curcelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim. Fique a vontade para expô-la.