Dúvidas e Vídeos sobre Veganismo

Se você prefere vídeos à leitura, role a página.

O que é Veganismo?

         Veganismo pode ser definido como um estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração ou crueldade envolvendo animais, seja para alimentação, entretenismento - circos e zoológicos -, vestimenta ou qualquer outro objetivo. Na dieta, significa dispensar todo produto animal, como carnes, ovos, mel, leite e seus derivados.

Qual a diferença entre um vegetariano e um vegan?

         No Brasil, assim como em outros países, o termo vegetariano se confunde com lacto-ovo-vegetariano, que é aquela pessoa que não come carne, mas consome outros produtos de origem animal, como ovos, leite e derivados. Para distinguir o vegetariano do lacto-ovo-vegetariano criou-se o termo vegan, ou vegetariano estrito, referindo-se a aquelas pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal.

Por que não consumir produtos de origem animal?

         Adotar o veganismo, ou seja, abster-se de todo produto de origem animal, traz inúmeros benefícios para os seres humanos, para os animais e até para o meio ambiente.
        Além dos benefícios à saúde, as pessoas optam por uma dieta vegetariana por não quererem colaborar com uma indústria que mata e tortura milhares de animais dia após dia, ano após ano. Quando uma pessoa saboreia um bife à parmegiana ou um copo de leite achocolatado, ela dificilmente sabe o que aconteceu para que ela pudesse ter aqueles produtos em sua mesa.
        Para atender à demanda de carne, milhares de recursos naturais são desperdiçados para a criação de animais de corte. A quantidade de água, terra e recursos utilizados na produção de 1 quilo de carne é muito maior do que a quantidade necessária para a produção da mesma quantidade de vegetais. Veja:  Para produzir 1 kg de carne bovina são gastos aproximadamente 15 mil litros de água (incluindo a rega das plantas, a higiene do animal, etc); para produzir 1kg de soja são gastos menos de 1300 litros de água, cerca de 10%.

A produção de grãos de uma fazenda com 100 hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho. Se a produção dessa área for usada para ração bovina ou pasto, a carne produzida alimentaria o equivalente a oito pessoas." (Revista Época)
         O modo como os animais são submetidos não só ao abate, mas também a produção de laticínios é extremamente cruel. Uma vaca leiteira é engravidada cedo para assegurar sua produção, mas seu filhote não ficará com ela, será abatido para servir de alimento para cães e gatos, ou será criado de uma forma "especial" para mais tarde ser abatido e vendido como "vitela". E para aumentar ainda mais a produtividade da vaca leiteira, ela é alimentada com uma dieta rica em hormônios e drogas, e pobre em ferro e fibras que, além de causar inúmeras doenças - como a diarreia, pneumonia, stress pelo confinamento, úlcera -, produz um subproduto contaminado para o consumo dos seres humanos. O tratamento a esses animais é tão cruel e desumano que a vaca, que naturalmente viveria mais de 25 anos, tem sua vida encurtada para uma média de 5 anos.
        Esse tratamento não é dado apenas aos bovinos. As galinhas que vivem em granjas são criadas em um espaço apertadíssimo, não podendo sequer mover suas asas. Com esse tipo de vida, as aves ficam tão angustiadas/aflitas que começam a bicar umas às outras.E o que os criadores fazem para parar essa "auto-flagelação"? Eles cortam o bico do animal, o que causa uma dor semelhante à dor sentida por um humano que tenha um membro amputado sem anestesia.
         Nas estimativas feitas pelo grupo da USP, a fermentação que ocorre no estômago dos bois é uma das maiores responsáveis pela emissão dos gases do efeito estufa. O gado emide metano, gás-estufa 21 vezes mais potente que o dióxido de carbono (CO2) na capacidade de reter na atmosfera o calor irradiado pelo planeta.
        Enfim, como você pode ver, há muitas razões para adotar o veganismo.

(Clique aqui para acessar as dúvidas mais frequentes.)

Vídeos

Os humanos são naturalmente carnívoros?


Documentário "Terráqueos" - recomendo muito!


TERRAQUEOS é um filme-documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico), mas também ilustra nosso completo desrespeito para com os assim chamados "provedores não-humanos".

Impactante, informativo e provocando reflexões, TERRÁQUEOS é de longe o mais completo documentário jamais produzido sobre a conexão entre natureza, animais, e interesses econômicos. Há vários filmes importantes sobre os direitos dos animais, mas este supera os demais.



 Documentário "A carne é fraca":






Um comentário:

Sua opinião é muito importante para mim. Fique a vontade para expô-la.