sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Lasanha Vegana

        Há muito tempo venho querendo postar uma receita para o fim de semana aqui. Como minha lasanha é feita no "olhômetro" mesmo e não sei medida alguma, resolvi procurar alguma receita na internet e adaptei. Essa é uma das receitas pra deixar qualquer onívoro babando - e tenho dito, pois quando resolvemos reunir um grupo de amigos e fiz a lasanha todo mundo aprovou; fez tanto sucesso que me chamaram para fazê-la novamente na casa de uma professora, amiga nossa. É legal promover esses encontros, pois estes fazem com que o mito de que vegetariano/vegano só come saladinha, paulatinamente, caia por terra. 


Ingredientes
Massa:
- 1/2 pacote de massa para lasanha (sem ovos)
- 1 colher (de sopa) de óleo
- Água fervente
- Sal

Em uma panela grande, coloque água com sal e óleo e leve ao fogo. Quando estiver levantando fervura, acrescente a massa aos poucos e deixe fervendo em fogo médio, até a massa ficar al dente.

Molho Vermelho:
- 1 tomate picadinho
- 1/2 cebola picada
- 1 cenoura média picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 lata de molho de tomate
- Orégano, sal e manjericão a gosto
- PTS (proteína texturizada de soja) granulada
- Água

Hidrate a PTS (clique para saber como)  e reserve. Em uma panela, doure o alho espremido e a cebola, acrescente o tomate, a cenoura e refogue. Em seguida, adicione o molho de tomate e a PTS - vá no "olhômetro" mesmo, eu coloco bastante. Adicione o o sal, o orégano, o manjericão e um pouco de água. Deixe ferver e engrossar um pouco. Se precisar, acrescente mais água.

Molho Branco:
- 1 colher de sopa de creme vegetal ou oléo ou azeite
- 1/2 cebola picadinha
- 1 copo (300ml) de leite de soja
- 2 colheres de chá de farinha de trigo
- Orégano e sal a gosto

Em uma panela, doure bem a cebola no creme vegetal ou óleo ou azeite, tanto faz. Misture a farinha de trigo no leite de soja até dissolver bem e adicionar à cebola dourada e deixar ferver. Mexa sempre, para não empelotar, em fogo baixo. Coloque sal e orégano a gosto.

Cobertura de tofu:
- 1 pedacinho de tofu
- 2 colheres de azeite
- 2 colheres de polvilho azedo
- 1 colher de lêvedo de cerveja
- 1/2 copo de leite de soja
- Suco de 1/2 limão
- Sal a gosto

Bata o tofu com o azeite no liquificador, em seguida adicione os demais ingredientes, exceto o leite de soja, até que fique um creme bem homogêneo. Leve ao fogo o creme com o leite de soja até ficar com consistência grossa. Vá acrescentando o leite de soja aos poucos. Reserve.

Recheio:
- Ervilha sem a água de conserva
- Milho sem a água de conserva

Montagem da lasanha:
Para facilitar, vou colocar em sequência: 1 - Molho branco 2- Macarrão (Massa) 3- Molho vermelho 4- Recheio 5-Macarrão, vá nessa sequência até terminar a massa. Por último, coloque o creme de tofu, salpique um pouco de orégano e, caso queira, tomate seco. Asse em forno médio/alto por aproximadamente 25 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim. Fique a vontade para expô-la.